Como saber se a Receita reconheceu todas as GPS pagas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Não raramente é preciso checar se a Receita reconheceu o pagamento de INSS ou simplesmente confirmar se existe algum valor ainda em aberto.

+Como consultar as composições de intimações de pagamento e/ou divergências de GFIPs apuraras pela Previdência (DEBCAD)?

Nas situações mencionadas acima, como obter a informação? Você acha que somente é possível comparecendo ao posto da Receita Federal?

Se sua reposta for um “sim”, infelizmente terei que dizer que você está perdendo um pouco do tempo.

Suas idas ao Órgão, neste caso, não são necessárias porque é possível fazer a conferência através de uma ferramenta web disponibilizada pelo Fisco.

O Extrato das Contribuições Previdenciárias emitido pela internet, demonstra as informações dos valores recolhidos pertinentes ao período selecionado, independentemente do código utilizado, seja o 2100, 2300, 2631 ou outro qualquer.

O Departamento de Pessoal em Foco disponibiliza aqui, dentre outros, o link para consulta do Extrato de Contribuições Previdenciárias.

Quadro I – Visualização da página do extrato de contribuições | INSS

Para extraí-lo, basta possuir a senha previdenciária. A mesma utilizada para consulta do FAP.

Cabe ressaltar que a Contribuição Previdenciária incidente sobre a Receita Bruta (Desoneração da Folha / Plano Brasil Maior) não pode ser visualizada por este extrato, visto que é recolhida por meio de DARF. Para isso, é preciso consultar um extrato gerado no portal do e-CAC.

COMO CONSEGUIR A SENHA DO INSS / SENHA PREVIDENCIÁRIA?

O cadastramento da senha pode ser realizado também por meio do site da Dataprev, clicando aqui.

Você deverá ter em em mãos, no momento do cadastramento da senha, as guias de recolhimento das 20 (vinte) últimas competências recolhidas, as GFIPs a partir da competência 10/2001 e o Cartão de CNPJ/CEI.


Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@dpemfoco.com.br. Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedInTwitter Instagram. Temos, também, um grupo do WhatsApp.