O que eu, você, Usain Bolt e Charles Darwin temos em comum?

Geral

O que eu, você, Usain Bolt e Charles Darwin temos em comum?

Ivson Almeida
Escrito por Ivson Almeida em 10 de julho de 2017
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Descubra e coloque em prática hoje mesmo em sua carreira e tenha os resultados que eles também tiveram

Por Ivson Almeida, Coach de Carreira

Você deve estar se perguntando porque que eu coloquei seu nome nesta lista, com alguns dos melhores do mundo, em suas respectivas áreas de atuação. Bem, durante algum tempo eu sempre busquei entender porque algumas pessoas obtinham tantos resultados positivos em suas vidas profissionais e porque outras nem tanto… Nesta sede por entender essa façanha me deparei com esses três grandes profissionais, dos quais listei aqui no topo desse texto e sou muito fã de todos eles. Isso mesmo, esses três inclui você! Uns falam que eles nasceram superdotados, outros dizem que construíram seus objetivo durante sua jornada, outros até arriscam falar que tiveram sorte na vida.

Com base nesse breve estudo que fiz, acabei entendo na prática o que esses profissionais (Bolt e Darwin) fizeram para ter tanto sucesso em suas brilhantes carreiras e vou compartilhar neste artigo algo que me chamou muita atenção na jornada deles e que acabei colocando em prática pra minha vida. Tenho certeza que essas informações vão te ajudar muito no teu crescimento profissional se você colocar em prática também.

Atualmente a ciência compreende que o seu desenvolvimento humano, pessoal e profissional são fortemente definidos por dois fatores, onde 50% do que você é está em seu DNA e os outros 50% depende de suas experiências práticas do dia a dia, desde quando você nasce até o dia de hoje. Mas ai vem a grande sacada, a forma como você coloca em prática suas experiências podem influenciar e muitas vezes desenvolver os outros 50% referente à sua própria genética. Incrível, não é?

Usain Bolt por exemplo, se você buscar sua bibliografia logo vai enxergar que geneticamente ele não nasceu “com as características perfeitas” para ser um bom corredor. Quando falo características perfeitas me refiro ao padrão físico e genético que a maioria dos corredores apresentam. Segundo o próprio Bolt, quando jovem as pessoas que o conheciam falavam que ele era “torto para correr” e que era “grande demais para ser atleta de corrida”. Sem contar que sua estruturar familiar financeira era bem desfavorável.

Da mesma forma Darwin escreveu em sua biografia que “Era considerado por todos os meus mestres e por meu pai um garoto comum, intelectualmente bem abaixo do padrão médio.” Nada extraordinário… para quem criou o a teoria da evolução!

De fato, ambos fizeram história, claro cada um de sua maneira, mas fizeram história! E se tem uma coisa que usaram pra chegar à resultados tão extraordinários: aplicar algo chamado CPR – Conhecimento, prática e repetição.

Isso mesmo. Em algum momento da vida deles eles buscaram algum tipo de conhecimento seja ele teórico ou conhecimento de vida. E tenho certeza que assim como eles, você também tem vários conhecimentos acumulados em sua vida e sua carreira. E a pergunta que te faço nesse momento é: você realmente coloca em prática seu conhecimento adquirido na sua vida, na faculdade, na escola, no trabalho, com pessoas mais velhas ou com sues amigos? Bolt e Darwin sim!

Acredito verdadeiramente que todo mundo pode se tornar muito bom naquela profissão ou naquilo que escolheu fazer na vida, desde que adquira conhecimento e em segundo momento coloque em prática. Garanto que o simples fato de colocar em prática algo novo que você aprende te deixa na frente da maioria das pessoas que normalmente apenas conhecem sobre o assunto.

Claro repetir a prática desse conhecimento adquirido vai te deixar Master naquilo que você faz ou pretende fazer! Tenho certeza que Bolt e Darwin colocaram em prática e repetiram insistentemente todo o conhecimento adquirido em suas áreas de atuação e por isso tiveram resultados extraordinários.

Agora desafio você a colocar o CPD que você acabou de conhecer pra ser realidade em sua vida e principalmente em sua carreira. Que a partir de hoje, você nuca mais caia na “armadilha do conhecimento”, que é quando as pessoas acham que nunca estão prontas para começar algo novo, pois ainda precisam de mais e mais conhecimento. Mas o que vai te fazer ser muito bom em algo e na sua carreira é praticar e repetir. Após ler um livro, fazer um curso ou assistir um palestra no qual você adquiriu um novo conhecimento coloque em prática de maneira repetida antes de ler o livro seguinte, fazer o próximo curso, ou assistir a próxima palestra e veja que dessa maneira você estará em permanente evolução.

Antes mesmo de Bolt aprender a correr, ele precisou aprender a andar, praticar e repetir aquilo e independente de ser homem mais rápido do mundo ele sempre precisa dar o primeiro passo.

Se esse texto fez sentido para você deixe aqui seu comentário e compartilhe em sua página e ajude outras pessoas a também conquistarem o status master naquilo que fazem.

Onde encontrar Ivson:

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para [email protected]. Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedInTwitter Instagram. Temos, também, um grupo do WhatsApp.

Se você quer receber nossas atualizações por e-mail, clique aqui. Já para baixar o nosso primeiro e-Book gratuito, basta clica em: Curso Básico de Departamento de Pessoal.

Leia mais:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta