Governo elevou distribuição de 100% de lucro do FGTS

Encargos Sociais

Governo elevou distribuição de 100% de lucro do FGTS

Paulo Pereira
Escrito por Paulo Pereira em 4 de agosto de 2019
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal aprovou o balanço de 2018 do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que registrou lucro de R$ 12,2 bilhões. De acordo com medida provisória divulgada na semana passada pelo governo, o valor deve ser distribuído integralmente entre os cotistas do fundo.

Texto transcrito do site: Edital Concursos Brasil

Conforme ainda prevê a medida do governo, terão direito a receber os recursos todas as contas que tinham saldo disponível em 31 de dezembro de 2018. Essa distribuição será proporcional ao saldo de cada conta e está prevista para acontecer até 31 de agosto.

 Em 2017, distribuição dos resultados do FGTS aos cotistas foi fixado no percentual de 50%. Na última semana, o governo elevou a distribuição para 100%. 

O governo considera o retorno financeiro atual do FGTS muito baixo para os cotistas e ao distribuir os recursos, ele visa aumentar a rentabilidade das contas do fundo.

Como receber o valor?

A Caixa está preparando para abrir agências aos fins de semana para atender a demanda dos clientes. Conforme o presidente do banco, Pedro Guimarães, os atendimentos poderão incluir sábados e domingos.

De acordo com a Caixa e o governo, cerca de 100 milhões de trabalhadores serão contemplados com a liberação dos saquesTendo em vista que quem tem conta poupança vai receber os recursos da conta do FGTS de forma automática. Se o cliente não quiser o dinheiro terá que solicitar à Caixa o retorno da quantia.

As retiradas do saque imediato, que vai liberar R$ 500 por conta ativa ou inativa, poderão ser feitas de setembro deste ano a março de 2020 e de acordo com um cronograma a ser ainda divulgado.

A Caixa irá detalha na próxima semana o calendário de atendimento, assim como outros detalhes relacionados a critérios e formas de sacar.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para [email protected]. Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter Instagram.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 5.000 pessoas