Hoje, as empresas do 2º grupo do eSocial tiveram uma notícia de peso, talvez já esperada, mas de peso. Foi postegado o início da segunda fase para este grupo, e consequentemente a extensão do prazo para envio dos eventos relacionados à primeira fase.
Abaixo, o comunicado oficial, disponibilizado no Portal do eSocial.
Após ouvir as empresas com faturamento inferior a R$78 milhões, o eSocial ampliou o prazo da primeira fase de implantação do programa para este grupo, que terminaria neste mês de agosto. Nesta etapa, as chamadas empresas do segundo grupo deverão realizar seus cadastros como empregadores no sistema e enviar tabelas ao eSocial.
Com a mudança, a segunda fase, que se iniciaria em setembro, passou para o mês de outubro deste ano. A data prevista para o início da segunda fase é 10 de outubro. Nesta segunda etapa, os empregadores deverão informar ao eSocial dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, os chamados eventos não periódicos.
Assim, as empresas terão mais tempo para prestar as informações iniciais e suas tabelas, conforme definido na Resolução nº 04/2018, do Comitê Diretivo do eSocial. A medida beneficia cerca de 3 milhões de empresas.
As empresas que integram o primeiro grupo (com faturamento superior a R$ 78 milhões) deverão continuar enviando todos os eventos para o ambiente do eSocial.
Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@dpemfoco.com.br. Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.
FGTS Digital - Utilização das informações do eSocial para cálculo do FGTS
Portaria nº 1.127: substituição do CAGED e RAIS pelo eSocial
eSocial será extinto e substituído por outro sistema em 2020, diz secretário da Previdência
Informações sobre simplificação do eSocial
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.