Maneiras de assumir o controle do seu plano carreira

Profissão & Carreira

Maneiras de assumir o controle do seu plano carreira

Paulo Pereira
Escrito por Paulo Pereira em 29 de dezembro de 2020
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O artigo “Seis maneiras de assumir o controle do seu plano de carreira quando sua empresa não se preocupa com isso*” do professor Carter Cast, publicado no Harvard Business Review, traz alguns pontos essenciais para quem deseja administrar sua própria tragetória profisisonal.

Na minha opinião, dessas seis indicações de atividades, duas delas dependem exclusivamente do profissional: aumentar sua visibilidade na diretoria; e tornar-se um especialista em uma área de crescente importância para sua empresa.

Mas como fazer isso?

Aprender coisas diferentes daquelas que são objeto do trabalho cotidiano e fazê-las com qualidade é uma ótima alternativa para dar passos mais largos no plano de carreira. Para se tornar bom nessas atividades periféricas, mesmo que em voluntariados, é preciso estudo e investimento na formação.

Há uma máxima que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. E para ser visto nos dias de hoje onde todo mundo sabe tudo e tem acesso a tudo, é necessário investimento em formação para tornar-se especialista em algo, principalmente naquele campo ou matéria onde poucas pessoas se interessam.

Um outro ponto também trazido no texto como uma maneira de assumir as rédeas do seu plano de carreiras, é a codificação do aprendizado.

É interessante, ou melhor, recomendado manter, nas palavras do autor, um diário para registrar feedbacks e aprendizados, assim como, documentar num papel quais são as habilidades ou conhecimentos exigidos para subida dos próximos degraus.

Formas de gerir plano de carreira que estão mais ligadas à inteligência emocional

Ainda sobre o artigo, ainda é importante comentar sobre duas outras maneiras apontadas pelo autor que estão mais relacionadas a uma melhor inteligência emocional do indivíduo. São estas:

  • Entender como você é avaliado
  • Resolver seus próprios pontos cegos

A primeira trata-se de um processo muito delicado porque quando estamos analisando ou formulando coisas voltadas para nós mesmos somos tendenciosos a pensar no que é mais fácil e o que é óbvio.

Por isso, é necessário haver uma Inteligência emocional para não projetarmos coisas com vieses, seja a forma como “imaginamos ser julgados” ou quais são as metas reais que devemos nos colocar.

Já a segunda maneira, está relacionada ao fato de que ouvir feedbacks nem sempre é fácil, principalmente quando não estão em conformidade com o que acreditamos. Além disso, o auto feedback também pode ser distante da realidade se não temos a frieza de analisar os contextos de forma isenta.

Saber avaliar nossos pontos cegos e resolvê-los, exige muito de nossa energia, porém, pode nos colocar em patamares mais altos.

Mentoria no processo de tomada de controle do seu plano de carreira

Nesse processo de tomada de controle do seu próprio plano de carreira, o profissional pode se valer de outros recursos que não estão necessariamente ligados a fatores internos.

Um exemplo desses recursos é a mentoria, que nada mais é, em plavras simples, buscar aconselhamento de outros profissionais com mais experiência e que não necessariamente trabalham para para o mesmo empregador que você.

O mentorado pode se valer da maturidade de profissionais mais experientes para conquistar mais autoconhecimento, aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira através do estímulo à sua habilidade de inovação e criatividade, que são características essenciais para quem deseja se destacar.

Em suma…

O pulo do gato aqui é o seguinte: não transfira a responsabilidade do seu crescimento para terceiros. Não deixe que apenas outros digam para onde você deve ir.

Não é o empregador, embora também deva oferecer recursos e suporte, o responsável por planejar e executar a sua trajetória. O protagonismo desse processo é seu!

Existem maneiras de lidar com a ausência do empregador nessa atividade. Ou melhor, as formas de conquistar, por si só, o controle da sua jornada estão ai. Basta usá-las!

Vai lá e brilha!

*Artigo: https://hbrbr.com.br/assumindo-o-controle-da-carreira

Texto originalmente publicado na minha página no LinkedIN: https://www.linkedin.com/pulse/dicas-de-como-assumir-o-controle-do-seu-plano-carreira-paulo-pereira/


Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@dpemfoco.com.br.

Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedInTwitter e Instagram.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta