Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir

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Reconhecimento e valorização: atitudes que as empresas devem assumir

Paulo Pereira
Escrito por Paulo Pereira em 4 de janeiro de 2021
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Por que as empresas deveriam – ou melhor, precisam – aplicar mais o reconhecimento e a valorização?

Antes de responder a esta pergunta , vamos trazer à luz os conceitos de cada uma dessas atitudes para que partamos do mesmo ponto na construção da resposta.

O reconhecimento está mais ligado ao passado e ao que o profissional fez, ao resultado apresentado ou ao seu desempenho em uma determinada atividade. É esporádico e muitas vezes está relacionado ao dinheiro e não é algo destinado a todos. Exemplo disso são os bônus e prêmios.

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Já a valorização é a atitude onde há o reconhecimento da pessoa como um todo e não apenas por uma situação isolada e específica. Tem uma abrangência mais ampla e não necessariamente há limitação para a sua distribuição

Diferenças entre reconhecimento e valorização

A diferença entre essas duas atitudes, nesse sentido, está no fato de que uma diz respeito ao que o profissional entrega e a outra ao que o profissional é. Talvez podemos dizer que o reconhecimento profissional é financeiro e a valorização é feita de uma forma mais intangível.

No ambiente do trabalho essas duas atitudes, por parte da empresa, são extremamente necessárias na construção de cultura e clima saudáveis. É preciso, no entanto, tomar cuidado para não achar que o reconhecimento (esporádico) é tudo e que só ocorre por meio financeiro. Valorizar é a chave.

Entendo que na valorização há um pouco de empatia.

Reconhecer é algo mais “simples” e objetivo, é geralmente feito com base em números e entregas. A valorização é algo mais completo, envolve muitas outras coisas, inclusive a empatia em interpretar circunstâncias e realidades.

Minha experiência pessoal sobre ser reconhecido e motivado

Já tive diversas experiências e hoje consigo separá-las entre reconhecimento e valorização.

E pensando bem, sempre me senti mais motivado com a valorização que eu percebia por parte de meus empregadores – seja na deliberação de novas responsabilidades, na escuta das minhas impressões ou simplesmente no apostar nas minhas ideias – do que com recompensas financeiras por alguns objetivos alcançados.

O reconhecimento é importante e necessário, é claro,  mas no meu caso o sentimento trazido sempre foi passageiro, principalmente quando foi dado em formato financeiro.

Por que os profissionais devem ser valorizados e receber reconhecimentos?

Todos os profissionais deveriam ser reconhecidos e valorizados por suas entregas e performances porque essas duas atitudes, por parte dos empregadores, resultam em produtividade e como falado anteriormente, em clima e cultura agradáveis.

Colaboradores que se veem como parte do processo e que sabem que sua dedicação e comprometimento são vistos, analisados e recompensados, sentem-se motivados a fazer cada vez melhor.

Investir em pessoas é o mais rentável investimento.


Este texto foi produzido a partir da leitura e análise do artigo “Porque os funcionários precisam de reconhecimento e valorização“, publicado no Harvard Business Review .


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