Como garantir sua vaga em um programa de trainee

Profissão & Carreira

Como garantir sua vaga em um programa de trainee

Ivson Almeida
Escrito por Ivson Almeida em 21 de setembro de 2017
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você está cursando a graduação ou é recém-formado e não tem tanta experiência assim no mercado? Então, o programa de trainee pode ser uma extraordinária oportunidade pra você começar sua carreira em uma empresa multinacional e o melhor, com salários que atingem até R$ 6.000,00, além de desempenhar uma função de destaque na empresa.

Bem, pra quem ainda não sabe eu escolhi começar minha carreira através de um programa de trainee e com toda certeza foi a melhor decisão da minha vida profissional. Com este programa, diversas portas foram abertas para mim e o mercado começou a me enxergar com outros olhos, em um momento que eu nem tinha tanta experiência assim. O que foi muito importante. Porém não foi nada fácil! Passei grande parte da minha vida me preparando para essa oportunidade. Entretanto, no final valeu cada esforço. Cheguei a passar em dois programas desse tipo em empresas diferentes, o que me deu ainda mais destaque no mercado.

Mas muitos amigos e clientes me procuram até hoje, para saber como foi o processo de escolha da empresa e como fiz pra me destacar nas entrevistas e em todas as fases do processo seletivo. Por isso, acabei criando um processo de coaching específico para jovens que querem passar em programas de trainee, além de oferecer diversas palestras abordando esse tema.

Mas hoje, eu quero falar apenas sobre dois pontos que considero um dos mais importantes para você que deseja começar uma carreira como um trainee.

Geralmente no segundo semestre no ano, a maior parte das empresas abrem novas vagas. Então, vejo jovens se inscrevendo em todos os processos que estão disponíveis. Esse feito pode sim te trazer a experiência de participar de alguns processos e com isso ganhar mais segurança nas etapas como provas, dinâmicas e entrevistas em futuros processos que você pode tentar. Por outro lado, os candidatos começam a se frustrar frequentemente quando acabam não tendo bons resultados nas etapas eliminatórias e o pior, diversos candidatos conseguem a vaga, porém, acabam se tendo dificuldades de adequação ao modelo de gestão que as empresas exigem durante o programa.

Por esse motivo, vale apena se alto conhecer, pois uma vez que você entende o seu próprio perfil, suas habilidades, seus pontos fortes e seus pontos fracos, você terá muito mais chances e segurança para enfrentar a concorrência desses programas.

Uma vez bem estabelecido seu perfil, é de extrema importância conhecer a cultura organizacional da empresa na qual você esta buscando a vaga. Quando falo em cultura organizacional, não falo simplesmente de dados financeiros e mercadológicos da empresa no qual encontramos na internet, mas sim, o estilo, a atmosfera, o ritmo de trabalho que os profissionais vivem diariamente na empresa. Conhecer como é o dia a dia da empresa e principalmente os valores na firma pode fazer a diferença no seu resultado final.

Para mim a melhor forma de ter esse conhecimento é muitas vezes conversando com alguém que já trabalhou ou trabalha na empresa no qual você busca a vaga, e assim entender a cultura organizacional da empresa. Atualmente as redes sociais como o Facebook e principalmente o LinkedIn podem ser ferramentas importantes para te ajudar nessa aproximação e networking.

“Mas Ivson, como posso ter mais chances de ser aprovado em um desses programas?”

Simples, quando as características do seu perfil combinam com as características da cultura organizacional da própria empresa, você passa a ter muito mais chances de ser visto “positivamente” perante os profissionais que te avaliam no processo, pois isso vai fazer com que você se destaque dos seus concorrentes e assim chegar as fases finais do processo com melhores resultados e claro conquistando a sua vaga.

Lembre-se, não importa a quantidade de pessoas que estão concorrendo para o mesmo programa, Pois você apenas precisa de uma vaga. A sua!

Se quiser saber mais dicas, fala aqui comigo ou deixa um comentário. Será ótimo compartilhar minhas experiências com você!

Forte abraço. 🙂

Onde encontrar Ivson:

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer por ter lido este post e pedir que caso tenha encontrado algum erro ou queira nos comunicar uma informação, envie uma mensagem para contato@dpemfoco.com.br. Deixe, também, sua opinião nos comentários e siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedInTwitter Instagram. Temos, também, um grupo do WhatsApp.

Se você quer receber nossas atualizações por e-mail, clique aqui. Já para baixar o nosso primeiro e-Book gratuito, basta clica em: Curso Básico de Departamento de Pessoal.

Leia mais:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta